sábado, 5 de novembro de 2016

Aproveite..


VOCÊ É LIVRE?



Ouço muita gente dizer:
- Sou livre, faço só o que quero fazer, enchem o peito de ar e arrotam essas frases com ar superior.
Ter liberdade e ser livre é bom mesmo, claro que sim, eu seria estúpido se afirmasse o contrario, existe uma busca frenética por liberdade desde o inicio dos tempos, ser livre para ter religião, ser livre socialmente, ser livre economicamente, etc.
Mas ser livre é só dizer: 
- Sou livre? 
E pronto, num passe de mágica as pessoas ficam livres de tudo e de todos, tão bom se fosse assim, não? 
Até eu que sou mais bobo também quero, afinal esse é um grande sonho de consumo da dita humanidade, mas não é bem assim.
Porque para mim livre é aquele que não depende de ninguém a não ser de si próprio, isso existe mesmo? Vivemos em um mundo onde estamos rodeados de pessoas e estamos a elas interligados, então como ser inteiramente livre? 
Estamos sempre dependendo de todos a nosso redor.
A não ser que tais pessoas, as que arrotam e se arrogam o titulo de livres, sejam eremitas, (aqueles que vivem isolados do mundo e das pessoas), em cavernas bem profundas, dai sim, comendo larvas e raízes, vestindo trapos ou vegetais ou sei lá o que, sendo talvez até hermafroditas, (aqueles que têm dois sexos), para que nem mesmo no amor dependam de ninguém, porque na verdade em um relacionamento seja como for existe certa dependência um do outro, de carinho, afeto, atenção, não?
Dessa forma, sim, seriam livres de verdade, bem, será mesmo? 
Porque na verdade não somos donos nem de nós mesmos, existe um dono supremo e um dia virá esse dono / real proprietário dos corpos que nos abrigam e que nos vestem e dele e exigirá a imediata desocupação dos nossos "imóvéis" emprestados sem demora, e ai?
Onde vai estar todo o arroto e a arrogância de sermos livres?

AHMAD SERHAN WAHBE