domingo, 27 de janeiro de 2013

cedros do Líbano



Todas as vezes que vejo os cedros do Líbano,
cobertos e cercados pela neve, tudo congelado,
tudo envolto pelo frio espesso, 
tudo tão triste..tudo tão belo,
sinto o peito doer de tanta saudade,
ver aquelas arvores heroicas de novo,
imponentes e altaneiras a tudo desafiando
..inclusive o próprio tempo,
nesses momentos não sei porque..
...meu coração chora e se entristece,
que momento mais estranho..
..porque ao vê-las, tão lindas, minha alma..
..tanto se aquece que muito se alegra.

AHMAD SERHAN WAHBE

27 de janeiro, há anos nessa data estive vendo esses cedros lá no Líbano, que coincidência, exatamente hoje escrever esses versos cheios de saudade.


amor à vida


Falo muito da morte, tenho consciência dela,
sei que ela existe e para todos chegará um dia,
penso nela não com medo porque não cabe ter medo dela,
mas não penso nela porque a desejo ou porque a quero,
alias, que ela de mim não se apodere, que ela de mim se afaste,
que me esqueça e aqui me deixe...
...pois quanto mais penso nela mais dou valor à vida,
e de todos os meus defeitos o maior com certeza..
... é o defeito de por demais amar...a vida que tenho.

AHMAD SERHAN WAHBE





segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

MAR MORTO




Dizem que no mar morto não existe vida,
engraçado que há quem afirme,
que justamente daquelas águas,
se originou todo ser vivente,
que ironia é essa...
como pode então aquele mar
ter criado e abrigado a vida?
e esse mesmo imenso mar
agora tão somente celebrar a morte?
não será essa a forma que nosso criador usou..
para que nós entendamos que tudo que Ele criou..
Ele, só Ele pode, e no momento que quis...destruiu?
para que saibamos dar valor a tudo que tivermos
a pensar muito antes de desperdiçar e algo jogar fora,
a considerar como muito importante e precioso,
tudo que pudermos ter de bom nessa vida,
inclusive e principalmente a própria vida que temos,
mas também entender com sabedoria que tudo termina e é finito,
aceitar essa simples verdade com desapego, sem medo,
pois tudo um dia se vai e só o vazio da morte fica.

AHMAD SERHAN WAHBE




..karmas...


Ser feliz nessa vida? Sim, é possível..sim, porque não? Basta querermos estar bem a todo instante, integrados e unos no imenso oceano de vida da qual fazemos parte, dar o melhor que pudermos a tudo que fizermos, sorrir e agradecer pelo grande presente que é a vida, sorrir para tudo e para todos, agradecer a tudo e a todos, nada desejar, nada ter, nada ser, no dia que conseguirmos tudo isso nada nos faltará, tudo teremos, tudo virá a nós e sobretudo a tudo poderemos renunciar sem nos fazer a menor falta.
Muito importante não fazer conta do mal que porventura nos fizeram, entender que temos e precisamos ser o mais gentil possível sobretudo para com os que nos fizeram mal de alguma forma pois que quem faz o mal consciente ou não terá que pagar o preço do que fez, quem cobra isso é a vida, não a gente.
Nós não temos esse direito, o que importa é que não façamos mal a ninguém o mais que conseguirmos, assim não criaremos e alimentaremos mais karmas ruins.
Bastam os que já temos dessa e de outras vidas portanto não nos cabe julgar ninguém, agindo assim, de coração tranquilo, com a alma em paz, iremos fazer com que os olhos atentos, gordos e invejosos do destino ou do karma se fechem e nos esqueçam por algum instante e nesse momento mágico, nessa brecha momentânea que vai se abrir nas dimensões do tempo e do espaço...podemos ser felizes, nem que seja pelo instante breve que dura nossa vida. AHMAD SERHAN WAHBE

domingo, 20 de janeiro de 2013

... PAI AMADO




Tenho sempre dito a todos quanto me conhecem que ainda vou montar uma casa de cura, vai ser a casa do Pai Amado,(rs), vai ter de tudo, sessões de terapia curativa tântrica na qual sou mestre, etc,  mas sou Doutor mesmo, com mestrado e PhD na matéria chamada decepção e quase sempre alguém vem desabafar comigo, normalmente um amigo ou conhecido vem e me fala que esta sofrendo por algum desses motivos que a vida teima em trazer a todo instante para todos, invariavelmente me pede uma opinião após desabafar comigo, dai digo a ele: 
- Leva um tempinho, mas tem cura sim, ninguém morre de decepção. Primeiro vai existir o choque do desapontamento, gradualmente isso vai virar raiva, ódio, daí chegará à indiferença total, esse é o caminho natural mas não precisa ser assim.
Se puder e quiser de verdade já a partir de agora pode começar a se libertar, comece imediatamente a fazer a oração do perdão, não conhece? é da SEICHONOIE, uma das mais belas orações que já tive o prazer, a graça e a felicidade de aprender e praticar.
É simples e muito profunda, você vai faze-la perdoando a quem lhe fez mal para que você se livre desse vínculo, se liberte disso tudo sem que fique nenhum resquício.
Mas seja como for, durante esse processo viva o mais intensamente que puder, não deixe de viver, respire profundamente o ar puro. Saboreie e celebre a sua vida, você só tem essa, ela é curta e não pode ser desperdiçada.
Creio que teremos outras, mas temos que dar muito valor a essa que temos agora, as grandes perguntas são? - você esta em paz e com a consciência tranquila? fez tudo que estava ao seu alcance, foi honesto, foi sincero? 
Se a resposta for afirmativa a essas perguntas vai ser muito mais fácil esquecer porque você estará em paz, portanto siga sua vida e viva, seja feliz o mais que puder, o quanto puder ser e sempre deseje o mesmo a quem lhe fez mal e dessa forma DEUS sempre vai te trazer o que é bom para sua vida e levar embora o que foi ruim, pode ter certeza disso.
AHMAD SERHAN WAHBE

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

..lobos e ovelhas...



Há lobos que se vestem de ovelhas e como tais se tornam extremamente simpáticos, cheios de palavras doces, anjos caídos dos céus, mas agem assim somente até onde lhes convém.
Depois de atingirem seu alvo conseguindo o que querem irão fatalmente se revelar de alguma forma, dai voltam a ser o que sempre foram e são de verdade.
Enquanto existirem ovelhas existirão lobos, alias, tiro meu chapéu para eles, os lobos, com todo meu respeito e humildade, são mesmo espertos, ficam a espreita, a espera, de tocaia, jogando doces laços e belas armadilhas prontos para aproveitar a menor oportunidade que surja.

E como aproveitam, usam de todos os meios e sempre conseguem o que querem, conseguem até a ajuda de outras ovelhas de seu aprisco ou de quaisquer outras que sirvam para a realização de seus propósitos.
Algumas, sozinhas se conduzem para sua enorme boca, essas são as teimosas, as que não dão ouvidos a razão, as que se acham imunes, as que tem a ingenuidade de achar que sempre terão o controle das situações ou por burrice mesmo ou quem sabe, seduzidas, simplesmente querem e pronto.
Vai saber o que pensam as ovelhas, além disso, ainda poderão receber uma “ajudinha”, um “empurrãozinho” de outras ovelhas também encantadas com o lobo.
Estas ovelhas seduzidas por ele o ajudam de varias formas, às vezes com todo empenho e total dedicação e até mesmo com o silêncio e a indiferença, pois quem cala consente.

Tipo, não estou nem ai aconteça o que acontecer, não me incomoda, não é comigo e por ai afora.
De qualquer modo quero crer que o fazem sem pensar, sem maldade ou achando que estão fazendo somente o bem e em qualquer situação acreditam estar protegendo-se umas as outras. 
Seja como for, todas a seu devido tempo serão sacrificadas de uma forma ou de outra.

Um dia com certeza irão acordar e descobrir que estão no meio de um pesadelo sem fim, haverá arrependimento e ranger de dentes mas já terá sido tarde, todo o mal já estará feito e terá sido consumado.
E o lobo? 
Ah, este sem o menor remorso estará a procura de outras ovelhas para fazer o que quiser com elas, para que o sirvam de todos os modos.
Mas esta é a grande lei da natureza em ação: afinal para que servem as ovelhas?  

As ovelhas existem mesmo para serem sacrificadas, não?
Com certeza grande parte do povo brasileiro que tenta de todas as formas pagar seus impostos em dia se sente assim como ovelhas sendo sacrificadas todos os dias.

E o pior é que tem sempre centenas e milhares de outras ovelhas ajudando de boa vontade os lobos vorazes na sua sanha de ganância, falsidade e hipocrisia, irônico, não?

AHMAD SERHAN WAHBE




terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A BORBOLETA E A PRIMAVERA




Num belo dia de primavera,

vi uma borboleta chegando,
rodopiando e esvoaçando,
suas asas de um lindo colorido,
estava toda feliz, toda formosa,
de tanta beleza parecia um belo sonho,
a borboleta de voar não parava,
e em todas as direções foi voando,
pousava por um instante e logo voava,
mas cada qual provoca sua sorte,
de repente a atraiu o perigo,
eu a vi chegando perto do fogo,
e tentei...
tentei a todo instante avisa-la, 
tentei protege-la de todo jeito,
tentei distrai-la de todo modo,
de nada adiantou todo meu cuidado,
eu sabia do risco que ela corria,
mas cada qual procura seu destino,
e fatalmente sempre o encontra.
A borboleta
de tanto brincar com fogo,
acabou morrendo toda queimada,
foi assim...
foi-se embora a primavera,
e aquela borboleta se foi com ela.


AHMAD SERHAN WAHBE





segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

..confiança...


Sou apenas alguém sem hipocrisia, sem falsidade e sem demagogia, não ligo para o que pensam de mim, mas dou muita importância ao que penso de mim mesmo.
Dia desses uma pessoa me falou, nossa, tenho até medo de suas reações, você é muito arrogante, de convencido me chamam toda hora, (rs), dai fiquei pensando, mas porque isso, sou mesmo arrogante, me acho mesmo o senhor da razão?
 O que sei é que quando tomo uma posição é de forma firme, não tem essa de decidir de manhã e mudar de ideia à tarde, e mais ainda, não tento fazer ninguém de bobo, respeito o sentimento das pessoas, não minto e caso esteja ou tenha errado com alguém tenho a humildade de pedir desculpas sem demora.
Não sou tão velho, mas ainda faço parte daquela classe de pessoas para as quais a palavra dada e empenhada vale muito mais que qualquer contrato assinado, (devo ser é muito antigo), vejo com tristeza que para a maioria das pessoas isso é piada, palavra para elas é apenas uma forma de expressão, muitos vão até dizer, caramba, pô, meu, o que esse cara tá falando?
Existem bilhões de palavras..... então para esses, informo, PALAVRA é o que falamos que vamos fazer e fazemos de verdade, antes de falar o correto é pensar, pesar e analisar, se ainda houver duvida depois de tudo isso é só pensar mais um pouco, e quando DECIDIMOS finalmente, estará decidido, será feito, não tem mais o que pensar, não tem mais diz que diz, dai é nesse momento que damos nossa PALAVRA, falou, pronto, para mim isso é muito mais que qualquer compromisso escrito, a partir dai é só concretizar ou realizar, no caso de um trato ou contrato é necessário confiança entre as partes envolvidas para que as palavras empenhadas sejam cumpridas, caso haja quebra da palavra empenhada a confiança vai para o ralo e creio ser isso bastante natural e consequência direta do não comprimento daquele acordo, por isso mesmo é que falam que ninguém é obrigado a tratar nada mas se tratar......cumpra.
Aprendi desde cedo, independente de trato, contrato ou acordo, que é muito ruim, muito feio falar que vai fazer alguma coisa, o que para mim equivale a dar sua palavra para quem estiver ouvindo, e depois agir de outra forma não importa porque, se não era para fazer era melhor não falar, simples, não?
 Bem, na verdade,  eu é que devo ser um homem das cavernas por pensar e agir assim, devo ser de uma espécie cada vez mais rara e em extinção.


sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

..amor..


Falar de amor é um tema altamente espinhoso visto que desde o inicio dos tempos, escritores, poetas e seres humanos de todos os tipos, de todas as raças e de todas as religiões e até mesmo aqueles que não tem religião alguma dele falam, o analisam e de alguma forma todos tem algo a dizer sobre ele e quase sempre tudo é igual e ao mesmo tempo tudo é diferente.
Tenho notado que as pessoas acham que tudo é amor provocadas por sensações tais como a atração física pura e simples, paixões, amizades coloridas, afinidades de algum tipo e até mesmo alguma afinidade sexual que normalmente ocorre quando existe carência dessa necessidade básica do ser humano que o faz iniciar uma busca frenética para preencher essa falta e normalmente faz com que erros terríveis sejam cometidos, é comum que se inspire um sentimento maior a alguém sem necessariamente sentir o mesmo e isso pode desencadear em uma série de problemas que ao longo do tempo fatalmente irá explodir, talvez isso explique o grande aumento no numero de separações bem como tantas pessoas não serem felizes.
Comum também todo mundo dizer "eu te amo" a todo momento para qualquer pessoa, ficam uma vez, gostam de ter ficado e é natural gostarem na medida que sua carência foi momentaneamente suprida, se agarram a sensação de terem criado um vinculo, estacionam em uma zona de conforto e logo bradam: eu te amo, eu te amo, como se fosse a coisa mais comum do mundo, penso que essa é uma frase composta de palavras muito importantes que devem ser muito pensadas e sobretudo e principalmente "sentidas" antes de serem proferidas .
Penso e até mesmo fantasio que amor com certeza teria que ser um sentimento muito mais forte, aquele sentimento que soma a atração, o fogo, a paixão, o carinho, e a afeição com o desejo de estar junto, de passear de mãos dadas, de se olhar nos olhos e de ler a alma do outro em absoluto silêncio, aquilo de um querer ser e estar no outro, os dois querendo ser um, mas continuando a ser dois e se completando de todos os modos, suprindo um do outro todas as carências,  tanto na sua presença quanto na sua ausência.
Muitos falam em grandes e pequenos amores, gosto de pensar que amor não tem meios de ser medido dessa forma, é O amor quando junta tudo o que foi falado e ainda mais, dá uma saudade profunda na ausência do outro de tal forma que a vida perde o sentido de ser, tudo perde a graça, não tem nem o sal e nem o açúcar que tempera e que dá gosto e sabor a tudo, mas ao mesmo tempo a lembrança do ser amado sempre presente na mente faz com que o fardo da ausência seja mais leve, sim, é controverso, eu sei, mas penso assim.
Contudo penso também que não existe essa história de aceitação total do outro, existe sim um esforço para que as arestas se aparem para que as diferenças se completem e se encaixem com perfeição, nem por ser um forte sentimento que tudo vai ser suportado numa boa, para que seja e continue sadio exige honestidade, transparência, o desejo sincero da partilha de todos os bons e maus momentos, exige sinceridade acima de tudo e sobre tudo, (as mentiras são como um veneno lento e fatal), só assim pode sim sobreviver a tudo e a todos.
Caso essa confiança seja quebrada pode até continuar vivo e pulsante nos corações quebrantados e doloridos mas com certeza pode e será amortecido e adormecido até chegar à indiferença total, poderá até mesmo se transmutar em ódio em uma boa parte, situação horrível que com o passar do tempo e com o fechamento da ferida aberta e latejante voltará para a simples indiferença, não que o tempo tudo cure e tudo apague mas com certeza com o passar do tempo haverá uma cicatriz.
Perdoar setenta vezes sete, de tudo aceitar, amar incondicionalmente, isso tudo pode funcionar para espíritos de luz, altamente evoluídos, mas com certeza não é deste mundo.
Por mais que o amor desiludido e enganado teime em se mexer, agonizar e se contorcer, vai se aquietando e se encolhendo e tem que ser assim para não se transformar em masoquismo, que é o nome que se dá para quem gosta de sofrer, está sofrendo, continua sofrendo e pouco ou nada faz para mudar essa situação, há que considerar que existe também em cada um o amor próprio, que nada mais é do que o instinto de sobrevivência de cada um e esse sentimento deve ser exaltado e bem cultivado pois se alguém não se amar como poderá amar a outro alguém?
Se existir um sentimento assim deverá ser muito infeliz aquele que o joga fora ou o perde por vacilo, indecisão, fraqueza ou insinceridade, pois com certeza mesmo a mais bela e mais forte das rosas quando agredida continuamente pelo forte sol escaldante, quando sem água e cheia de ervas daninhas...sucumbe...morre, e por mais belo e forte que um dia pudesse ter sido aquele sentimento... será com certeza destruído e esquecido.
As vezes penso que esse tipo de sentimento tão sonhado e almejado por tantas pessoas,  toda essa poesia e magia pode não passar de fantasias ou quem sabe histórias da carochinha que nos contaram quando crianças para amenizar a dura realidade, meras utopias...sentimentos assim talvez não sejam desse mundo, não desse mundo que conhecemos.
Mas a grande certeza que tenho é que na verdade não tenho certeza de nada e com certeza será afortunado nessa vida quem tenha o privilégio de ter e pulsar em si esse sentimento e em sendo assim seria digno de se  fazer tudo para cultiva-lo, mante-lo e engrandece-lo.

AHMAD SERHAN WAHBE

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

.......verão de um novo tempo




Como o tempo passa rápido, esses dias estávamos na primavera, com seu perfume, suas cores e seus odores, pois morreu a primavera, apagou-se sua chama pouco a pouco, lentamente, com o passar de seus dias e de suas noites foi se embora e findou, em seu lugar chegou o verão, tão aguardado e festejado por muitos com seu sol escaldante e seu calor as vezes insuportável e com a chegada deste foi-se também o ano que nesse instante faz parte do passado, virou somente um vestígio, um resquício e uma fugaz lembrança, seja como for, é assim mesmo, na vida tudo passa, tudo sempre passará e vamos tocando em frente, a vida é igual a um grande trem em movimento constante para a frente, (alguém já viu um trem andar para trás?) um trem com muitos e muitos vagões, cada qual com um nome:  a sorte de cada um, os karmas, a fé, a força, a coragem, o querer, o não querer, o destino, o livre arbítrio, finalmente ou primeiramente,  tem também o tempo que deve ser a locomotiva que nos puxa a todos em seu cordão interminável e vai nos levando adiante, por estradas e caminhos as vezes juntos, as vezes paralelos e as vezes bem distantes uns dos outros, mas cada um na sua pois viemos a essa vida sozinhos e um dia daqui iremos embora sozinhos e tudo e todos aqui deixaremos, é valido dizer que nada temos de verdade nessa vida e que ninguém é de ninguém, tudo nos é emprestado por um tempo e no dia que vencer o empréstimo simplesmente partiremos.

AHMAD SERHAN WAHBE